Hoje, quero abordar as recentes modificações na precificação para conversas de entrada na WhatsApp Business API, implementadas pela Meta. Com essas mudanças, toda a interação inicial por parte dos clientes se tornará gratuita por parte da META, simplificando o processo de cobrança e reduzindo significativamente os custos associados às conversas de entrada.

Como é Hoje:

Os custos da META (independente se houver Broker), são cobrados por conversações, que são janelas de 24h de forma receptiva e ativa.

  • Custo por conversação receptiva (serviço): 0,03 USD (1.000 primeiras grátis)
  • Custo por conversação ativa (template):
    • Marketing – 0,0625 USD
    • OTP – 0,035 USD
    • Utilidade – 0,008 USD

Como vai Ficar:

As conversas de serviço não serão mais cobradas, então quando o seu cliente chamar a sua empresa, você não terá custo. Além disso, a cobrança ativa passa do modelo de conversação para o modelo de mensagem.

  • Custo por conversação receptiva (serviço): 0,00 USD (Independente do número conversas)
  • Custo por MENSAGEM ativa (template):
    • Marketing – 0,0625 USD
    • OTP – 0,035 USD
    • Utilidade – 0,008 USD

Caso sua empresa utilize algum Broker, confira abaixo:

Broker: Gupshup

Para clientes que utilizam Gupshup, o pessoal já adiantou que essa nova precificação ficará ativa também, considerando que o Gup cobra um adicional de USD 0,001 por mensagem (com um cap de 75 USD mensais por linha) (https://www.gupshup.io/channels/self-serve/whatsapp/pricing)

Broker: 360 Dialog

Ainda não temos a informação oficial, mas ao que tudo indica essa precificação será replicada para o 360 Dialog (https://docs.360dialog.com/docs/360dialog/prices-plans-and-payment-options), pois eles replicam a cobrança da META.

Outros Brokers

Se você utiliza algum outro Broker, converse com ele para entender como vai funcionar essa nova precificação.

Quando entra em vigor?

A transição para precificação por mensagem será gradual:

  • A partir de 1º de novembro de 2024 — As conversas de entrada (serviço) ficarão gratuitas
  • A partir de 1º de abril de 2025 — Os templates de utilidade que forem enviados dentro de uma janela de entrada (serviço) não serão cobrados
  • A partir de 1º de abril de 2025 — Os templates passam a ser cobrados por mensagem e não por conversação

Fontes:

https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/updates-to-pricing/?content_id=HrTbmhj0rAZ7Jcx#rate-cards

Compartilhe:

Converse agora com um especialista

E descubra como impulsionar o seu negócio através de um atendimento inteligente

O que visualizar na sequência?

Continue descobrindo mais conteúdos produzidos pelos nossos especialistas