Sua empresa tem dificuldade de mensurar o resultado dos contatos que entram pelo WhatsApp?

Seja por anúncios ou por links específicos, saiba que é possível saber exatamente de onde este lead veio e classificar o atendimento para entender a jornada deste consumidor. Para isso vamos usar dois recursos principais:

  1. Identificador de Entrada
  2. Classificação de Atendimento

Identificador de Entrada

❓ O que é?

Identificador de Entrada é uma forma de entender a origem de um contato de WhatsApp. Pode ser um anúncio click-to-whatsapp, link customizado ou mensagem com #:

Anúncio Click-To-Whatsapp

Anúncios nas plataformas da Meta, como Facebook e Instagram que tenham como destino o WhatsApp (Click-to-WhatsApp) associam o link dele ao atendimento automaticamente, gerando informação. O identificador fica como um link associado ao atendimento. Assim como o exemplo abaixo:

Importante: se o usuário apagar a mensagem pré-definida e colocar outra informação, o link é enviado igual. O link só não é enviado se o usuário clicar no “X” e removê-lo.

Link Customizado

Caso você anuncie em outra plataforma, como Google ou simplesmente deseje criar um link como o de anúncio da Meta, você pode usar a ferramenta Convert para geração de links. Após criar o link ali, você define o site de origem e faz a divulgação via link no seu site ou QR code.

Importante: se o usuário apagar a mensagem pré-definida e colocar outra informação, o link é enviado igual. O link só não é enviado se o usuário clicar no “X” e removê-lo.

Mensagem com Hashtag (#)

A última opção e também a mais frágil é criar um link com uma mensagem customizada. Neste caso ele não fica como referência de cabeçalho e se a mensagem for apagada a referência é perdida. A mensagem deve ser iniciada por um termo com #ALGUMACOISA até o primeiro espaço e este termo será usado como identificador de entrada, ao invés do link.

⚙️ Como usar?

  • Acesse o Gerador de Links da Convert
  • Insira as informações da sua empresa e gere quantos links diferentes você quiser
  • Copie os links gerados e espalhe por seus sites, QR Codes e ambientes de divulgação

🤷 Por que usar?

Porque com eles você consegue entender exatamente de onde vieram seus leads. Através disso, saiba quais campanhas performam melhor e quais os links que geram mais engajamento. Unindo isso ao próximo recurso, crie um funil completo de conversão:

Classificação de Atendimento

❓ O que é?

É uma opção do sistema que permite classificar atendimentos finalizados, de forma humana ou automática. Para atendimento humano, cada setor pode ter determinadas classificações de encerramento, que dão o resultado do atendimento.

⚙️ Como usar?

  1. Acesse o menu de Classificações, crie e associe a departamentos
  2. Acesse o menu de Departamentos, selecione os departamentos que vão usar tabulação e habilite o fechamento completo
  3. Os atendimentos fechados destes departamentos irão mostrar a ficha completa

🤷 Por que usar?

Os atendimentos finalizados irão ficar com uma classificação associada, e o gerente poderá tirar relatórios disso dentro dos KPIs e demais, como exemplo abaixo:

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