Hoje o material que preparei está relacionado às Categorias de Templates, que são selecionadas durante a criação de um.

O que são as Categorias de Template?

No ano de 2023, a Meta fez uma alteração nos Templates, separando-os em categorias. Essas categorias servem para especificar para que este template será utilizado e possuem regras.

Atualmente (11-2023), as categorias disponíveis ao cadastrar um template são:

  • Autenticação
  • Utilidade
  • Marketing

Abaixo especifico as peculiaridades sobre cada uma das Categorias:


Autenticação

Os Templates de Autenticação são usados para enviar notificações de segurança para os seus clientes.

Aplicação Prática: Cliente se loga na plataforma e recebe um código via template para autenticação de dois fatores.

Preço: USD 0,031 [Fonte] (por janela de 24h)

Exemplo de Mensagem:

“Seu código de verificação é 463010. Para sua segurança, não o compartilhe.”


Utilidade

Os Templates de Utilidade são disparados por uma ação ou solicitação do usuário. Eles devem incluir informações específicas sobre a transação, conta, assinatura ou interação ativa ou agendamento a que se referem.

Aplicação Prática: Cliente agendou um exame ou apontamento e você precisa confirmar essa agenda.

Preço: USD 0,035 [Fonte] (por janela de 24h)

Exemplo de Mensagem:

“Boa Tarde Bruno, gostariámos de confirmar seu exame de Raio-X que está agendado para dia 17/12, às 14:00. Podemos conversar?”


Marketing

Os Templates de Marketing são os mais flexíveis. Eles permitem que as empresas atinjam uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e muito mais.

Aplicação Prática: O exemplo mais comum é chamar um cliente sobre determinado assunto.

Preço: USD 0,0625 [Fonte] (por janela de 24h)

Exemplo de Mensagem:

“Bom Dia Carlos, aqui é o Bruno Leite da Convert Company, gostaria de falar com você sobre nosso novo produto focado em WhatsApp Corporativo. Podemos conversar?”


Outras Dicas

  • Lembre-se que quando você envia um template, não ganha texto livre com o cliente, portanto crie templates com perguntas para estimular o cliente a responder algo.
    • Dica extra: Use botões no template
  • No cadastro de templates no Broker, é disponibilizada uma flag “Permitir que o template seja recategorizado”. Se você marcar essa flag, ele não vai rejeitar um template que não se encaixe na categoria proposta, mas vai fazer um fallback para a categoria que a Meta entende que é a correta;
  • Quando você enviar um template de determinada categoria (ex: Marketing), você abre uma janela de 24h e pode trafegar outros templates da mesma categoria sem custo adicional.
    • Dica extra: Use esse recurso para construção de templates de follow-up, quando você enviar um template e não obtiver uma resposta;
  • Experimento de Marketing: Se você utiliza templates de Marketing, você já deve ter visto alguns erros nos envios acusando que o número está em um experimento de Marketing e por isso não pode receber templates dessa categoria.
    • Infelizmente essa é uma restrição da própria Meta e pelo que é dito por ela, cerca de 1% dos números se encontram neste experimento (Fonte).
  • OPT-IN e Consentimento: Lembre-se que os seus clientes tem de consentir com o recebimento de mensagens de template, tanto pelas políticas do WhatsApp, quanto pela LGPD;

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