Quando falamos de API Oficial, principalmente em casos de envios ativos, é importante termos atenção ao termo “Qualidade da Conta”. Ele representa a “saúde” do seu número e da sua empresa perante a Meta.

O que é a qualidade da conta?

A qualidade da conta é uma classificação baseada nas mensagens ativas enviadas pela sua empresa aos clientes nos últimos sete dias. A avaliação é determinada pelo feedback dos seus clientes, a partir de bloqueios ou denúncias ao receber um contato ativo.

A classificação da qualidade obedece o modelo de semáforo, sendo dividida em 3 níveis:

  • 🟢 Verde: qualidade alta (High)
  • 🟡 Amarelo: qualidade média (Medium)
  • 🔴 Vermelho: qualidade baixa (Low)

Caso a sua classificação sofra uma alteração de nível, os números associados ao BM serão notificados. Além disso, o status da Conta deixará de aparecer como “Conectado” e será alterado para “Sinalizado”. Nestes casos a conta fica sob análise da Meta e não é possível aumentar os limites de envio diário.

Como consultar a qualidade da conta?

Existem duas opções para a consulta da qualidade da conta. A primeira delas é através do painel do Broker, e a segunda através do próprio BM, porém cada uma tem algumas características.

Consultar Através do Broker

Aqui separamos de acordo com o seu Broker (se você está contectado diretamente através da Meta, é necessário consultar através do BM):

Gupshup

Acesse o painel do Gupshup, entre no App que você deseja consultar

Acesse o menu “WABA Health” ou “Saúde da WABA” e veja a classificação cfe. abaixo:

360 Dialog

Acesse o painel de clientes do 360 e entre no app em questão, em “Manage”:

Desça na tela até “WhatsApp Channel” e verifique o campo “Quality Rating”

Consultar através do BM

Para isso, sua conta do Facebook deve fazer parte do Business Manager (Gerenciador de Negócios) e ter permissões sobre a conta de WhatsApp.

Se você tem o acesso e sua conta foi incluída no modelo On-Premise, acesse o painel do Facebook para empresas no Gerenciador de Números do WhatsApp. Verifique o campo “Classificação por Qualidade”:

O que fazer após sofrer uma alteração de status de qualidade?

Caso sua conta sofra um “downgrade” de qualidade, a primeira orientação é a de parar com quaisquer campanhas ativas que possam estar realizando envios para números que possam estar bloqueando e reportando spam. Após isso, realizar um uso moderado ativo e para contatos com relacionamento e observar o comportamento. Por fim, retomar as campanhas de forma gradual e de preferência com outros templates mais claros e adequados.

Além disso, recomenda-se seguir as melhores práticas para manter a conta com uma classificação de qualidade alta, conforme o próximo item:

Boas práticas para manter a conta com uma classificação de qualidade alta

As contas por padrão são ativas com a qualidade “Alta” e após o uso vão sendo gerenciadas pela Meta. Algumas recomendações da própria Meta e outras que percebemos com a nossa experiência:

  • Crie templates que obedeçam o Guia de melhores práticas da Meta;
  • Inclua nos templates criados, uma opção para “PARAR DE RECEBER” e remova os clientes que a selecionarem da sua lista;
  • Só envie templates para usuários que tenham lhe dado consentimento para este tipo de informação. Por exemplo, se os clientes aceitaram receber apenas recibos de compra e você usar a API para atualizações da conta, eles poderão responder negativamente, pois não aceitaram receber essa comunicação específica.
  • Verifique se seus templates estão em conformidade com as políticas da Meta.
  • Não envie templates para bases frias ou compradas;
  • Analise os Templates de acordo com Guia de melhores práticas.
  • Tenha clareza sobre as Categorias de Template do WhatsApp;

Importante: Clientes que já tenham conversado com a sua empresa irão receber a mensagem diretamente, clientes que nunca tenham conversado vão receber a mensagem e a opção de reportar spam e bloquear irá aparecer para eles. Veja a diferença abaixo:

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