Quando falamos de API Oficial, principalmente em casos de envios ativos, é importante termos atenção ao termo “Qualidade da Conta”. Ele representa a “saúde” do seu número e da sua empresa perante a Meta.
O que é a qualidade da conta?
A qualidade da conta é uma classificação baseada nas mensagens ativas enviadas pela sua empresa aos clientes nos últimos sete dias. A avaliação é determinada pelo feedback dos seus clientes, a partir de bloqueios ou denúncias ao receber um contato ativo.
A classificação da qualidade obedece o modelo de semáforo, sendo dividida em 3 níveis:
- 🟢 Verde: qualidade alta (High)
- 🟡 Amarelo: qualidade média (Medium)
- 🔴 Vermelho: qualidade baixa (Low)
Caso a sua classificação sofra uma alteração de nível, os números associados ao BM serão notificados. Além disso, o status da Conta deixará de aparecer como “Conectado” e será alterado para “Sinalizado”. Nestes casos a conta fica sob análise da Meta e não é possível aumentar os limites de envio diário.
Como consultar a qualidade da conta?
Existem duas opções para a consulta da qualidade da conta. A primeira delas é através do painel do Broker, e a segunda através do próprio BM, porém cada uma tem algumas características.
A Convert está trabalhando para trazer essa e outras informações pertinentes para dentro da plataforma de WhatsApp, mais ainda não está disponível.
Consultar Através do Broker
Aqui separamos de acordo com o seu Broker (se você está contectado diretamente através da Meta, é necessário consultar através do BM):
Gupshup
Acesse o painel do Gupshup, entre no App que você deseja consultar
Acesse o menu “WABA Health” ou “Saúde da WABA” e veja a classificação cfe. abaixo:
360 Dialog
Acesse o painel de clientes do 360 e entre no app em questão, em “Manage”:
Desça na tela até “WhatsApp Channel” e verifique o campo “Quality Rating”
Consultar através do BM
Para isso, sua conta do Facebook deve fazer parte do Business Manager (Gerenciador de Negócios) e ter permissões sobre a conta de WhatsApp.
Clientes que tenha contas mais antigas, que tenha sido ativadas no modelo OBO (On-behalf-of), não conseguem ver essas informações no BM.
Se você tem o acesso e sua conta foi incluída no modelo On-Premise, acesse o painel do Facebook para empresas no Gerenciador de Números do WhatsApp. Verifique o campo “Classificação por Qualidade”:
O que fazer após sofrer uma alteração de status de qualidade?
Caso sua conta sofra um “downgrade” de qualidade, a primeira orientação é a de parar com quaisquer campanhas ativas que possam estar realizando envios para números que possam estar bloqueando e reportando spam. Após isso, realizar um uso moderado ativo e para contatos com relacionamento e observar o comportamento. Por fim, retomar as campanhas de forma gradual e de preferência com outros templates mais claros e adequados.
Além disso, recomenda-se seguir as melhores práticas para manter a conta com uma classificação de qualidade alta, conforme o próximo item:
Boas práticas para manter a conta com uma classificação de qualidade alta
As contas por padrão são ativas com a qualidade “Alta” e após o uso vão sendo gerenciadas pela Meta. Algumas recomendações da própria Meta e outras que percebemos com a nossa experiência:
- Crie templates que obedeçam o Guia de melhores práticas da Meta;
- Inclua nos templates criados, uma opção para “PARAR DE RECEBER” e remova os clientes que a selecionarem da sua lista;
- Só envie templates para usuários que tenham lhe dado consentimento para este tipo de informação. Por exemplo, se os clientes aceitaram receber apenas recibos de compra e você usar a API para atualizações da conta, eles poderão responder negativamente, pois não aceitaram receber essa comunicação específica.
- Verifique se seus templates estão em conformidade com as políticas da Meta.
- Não envie templates para bases frias ou compradas;
- Analise os Templates de acordo com Guia de melhores práticas.
- Tenha clareza sobre as Categorias de Template do WhatsApp;
Importante: Clientes que já tenham conversado com a sua empresa irão receber a mensagem diretamente, clientes que nunca tenham conversado vão receber a mensagem e a opção de reportar spam e bloquear irá aparecer para eles. Veja a diferença abaixo: