Hoje estou aqui para compartilhar algumas atualizações importantes nas políticas de templates de mensagens do WhatsApp que podem afetar a forma como você se comunica com seus clientes. Entender essas mudanças ajudará a manter a qualidade e a eficácia de suas mensagens ativas.

O que mudou?

👍 Regularidade do Template

A partir de 1º de Abril de 2024, o WhatsApp passou a estabelcer uma qualidade de Templates, de forma que cada template, além de seu Status (Aprovado, Rejeitado, Em Análise), agora também tem uma qualidade associada e um possível novo status: Pausado.

A qualidade do template seguirá o modelo de semáforo, como a qualidade da conta, tendo os seguintes níveis:

  • Ativo – Qualidade pendente (realce em verde)
  • Ativo – Alta qualidade (realce em verde)
  • Ativo – Qualidade média (realce em amarelo)
  • Ativo – Qualidade baixa (realce em vermelho)

🟢 O que define a qualidade de um Template?

A qualidade do Template é definida por uma série de métricas não disponibilizadas em detalhes pela Meta, porém o que é dito é que eles “têm uma classificação de qualidade baseada no uso, no feedback dos clientes e no engajamento”.

Portanto a Meta passou a considerar taxas de leitura, denúncias e bloqueios neste processo de análise.

🤔 Meus Templates aprovados podem ser afetados?

Segundo a Meta, “enquanto o modelo de mensagem tiver o status Ativo, independentemente da classificação de qualidade, ele poderá ser enviado aos clientes. Quando o status for alterado, ele não pode ser enviado aos clientes até que fique ativo novamente.”

Porém “se um modelo de mensagem atingir a classificação de qualidade mais baixa (status Ativo – Qualidade baixa), ele será automaticamente pausado por um período para proteger a classificação de qualidade dos números de telefone que o usaram”. As durações das pausas são as seguintes:

  • Primeira instância: Pausado por 3 horas.
  • Segunda instância: Pausado por 6 horas.
  • Terceira instância: Desabilitado.

🤓 Como posso acompanhar a Qualidade dos Templates?

Por hora, a qualidade dos Templates deve ser acompanhada nos paineis do Broker e no BM do Facebook. Pelo que vimos até o momento, a maioria dos Templates ainda está como “Qualidade Pendente”. Também deve-se cuidar casos onde um template que era enviado e começa a apresentar erros, pois este pode ter sido pausado.

⚡ O que fazer para manter a Alta Qualidade?

As dicas abaixo ajudam a para manter os Templates ativos e com uma boa qualidade:

  • Relevância: Certifique-se de que suas mensagens são pertinentes e úteis para o destinatário. Mensagens irrelevantes podem ser marcadas negativamente.
  • Personalização: Use os campos de personalização disponíveis nos templates para garantir que cada mensagem se sinta única para o destinatário.
  • Feedback do Usuário: O feedback dos usuários sobre as mensagens que recebem (como bloqueios ou denúncias de spam) agora tem um peso maior na avaliação da qualidade do envio.
  • Acompanhamento: Verifique nos painéis se a qualidade do Template está de acordo e use os Templates de boa qualidade como modelo.

A documentação oficial referente a mudança pode ser consultada aqui.

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