Certamente você tem clientes que não respondem alguns menus e simplesmente abandonam o bot. Também deve ter diversos casos de clientes que acabam respondendo a mensagem de encerramento.
As duas dicas de hoje são para diminuir o número de vezes que esses clientes chegam ao atendente, apenas para este perder tempo fechando o atendimento.
Sem mais delongas, vamos lá:
Bloco: Você ainda está aí?
Este bloco no Flowbuilder (Construtor de Fluxos) serve para ser encadeado em outro bloco cujo resultado tenha sido um Timeout.
É interessante pois dá uma chance ao cliente de voltar ao atendimento e caso este nao responda, você pode encerrar ou usar outro comportamento.
Como funciona?
Ele é só uma pergunta com um timeout, com apenas uma opção (sim) e um transbordo.
Por que usar?
Pois com ele você dá uma chance do cliente retomar o atendimento e não precisa usar como transbordo o atendimento humano, o que as vezes acaba fazendo com que o atendente tenha que pegar o atendimento só para perguntar se a pessoa deseja continuar e encerrar manualmente.
Como usar?
Coloque este bloco após um timeout, e se o cliente não responder, encerre o atendimento.
Bloco: Respondeu ao Encerramento?
Este bloco tem como objetivo tentar entender se o cliente respondeu uma mensagem de encerramento. Ele é basicamente um teste de condição da primeira mensagem do usuário com diversas condições pré-configuradas.
Como funciona?
Você usa ele e ele testa dentro das prováveis respostas a uma mensagem de encerramento, se o usuário digitou exatamente aquela mensagem. Você pode cadastrar novas condições para não abrir o atendimento se desejar.
Por que usar?
Você pode usar para filtrar aquelas pessoas que respondem “Obrigado”, “Até”, “Ok”, ou outra condição cadastrada à mensagem de encerramento.
Como usar?
Recomenda-se utilizar bem no início do fluxo, encadeando a condição sim com um menu de sim ou não para ver se o usuário quer iniciar um novo atendimento mesmo ou se foi engano, desta forma encerrando o atendimento.
Bônus: Use uma clara Mensagem de Encerramento
Para finalizar, uma dica adicional:
Deixe claro na sua mensagem de encerramento que uma resposta irá gerar um novo atendimento.