Hoje vou te trazer algumas dicas para você criar Menus Excelentes para o seu cliente no Flowbuilder, o construtor de Fluxos do OmniChannel.

Boa leitura!

1 – Escolha o Menu certo para o momento

Menu de Botões
Este menu apresenta um comportamento muito intuitivo e é ideal para interações simples, como menus de até 3 opções e opções com sim ou não.

Menu de Texto
Esse é o modelo de Menu mais tradicional e o que dá mais flexibilidade. Ele permite que sejam colocadas as opções em lista e é necessário que o cliente digite o número da opção desejada.

Menu de Lista
O menu de lista é uma opção para ter a interatividade do Menu de Botões mas com mais de 3 opções. O ponto negativo dele é que o cliente tem que clicar para conseguir visualizar as opções.

Limitações do Menu de Botões

  • Mensagem inicial de até 60 caracteres e cada opção pode conter até 20 caracteres de texto (Acentos contam como dois caracteres)
  • Máximo de 10 Opções

2 – Adapte o menu às suas regras

Após criar o menu, acesse o painel dele e altere as configurações chave dele para deixar de acordo com a necessidade do seu negócio:

  • Quantidade Máxima de Tentativas
    • É a quantidade de vezes que o Menu vai deixar o usuário digitar uma opção inválida antes de usar a saída “Excedeu X tentativas”
  • Timeout Máximo
    • Tempo máximo em segundos para aguardar o usuário digitar uma opção antes de usar a saída “Timeout”
  • Mensagem
    • Mensagem que será informada ao usuário acima do menu
  • Mensagem (Opção Inválida)
    • Mensagem que o usuário irá receber caso digite uma opção inválida (é possível deixar em branco)

3 – Pense como seu cliente pensa

Muitas vezes o seu cliente não digita exatamente o que é esperado, por isso é bom estar à frente e se preparar para exceções. Aí entram as palavras-chave associadas a opções. Assim, o usuário pode digitar outros termos e o sistema consegue entender qual a opção desejada:


🎁 Bonus : Use o nosso know-how

Nós aqui da Convert Company estamos sempre tentando melhorar nossos produtos a partir do que percebemos nos nossos clientes. Por isso já temos alguns menus pré-prontos para tratar opções como “Sim/Não” e o bloco “Você ainda está aí?” para ser usado em caso de timeout. Ao adicioná-los, eles trazem uma configuração padrão, mas podem ser alterados:

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