Hoje vou te trazer algumas dicas para você criar Menus Excelentes para o seu cliente no Flowbuilder, o construtor de Fluxos do OmniChannel.
Boa leitura!
1 – Escolha o Menu certo para o momento
Menu de Botões
Este menu apresenta um comportamento muito intuitivo e é ideal para interações simples, como menus de até 3 opções e opções com sim ou não.
![](https://convertcompany.com.br/wp-content/webp-express/webp-images/uploads/2023/11/image.png.webp)
Menu de Texto
Esse é o modelo de Menu mais tradicional e o que dá mais flexibilidade. Ele permite que sejam colocadas as opções em lista e é necessário que o cliente digite o número da opção desejada.
![](https://ci6.googleusercontent.com/proxy/YJOxCkIL70ir0_U3NCAk_GF47rjKQj80RtXYSq3hCBO8g-OVS1atY9VDv9R7L505Da9dB3axiqGHaTG9IQatB7gJu3CKKLJbGfP5-whgGE8n4dRBP-UEobp90c7At-iJQHRd1QNXEqGxf20s2tI3I2oOmtosIg=s0-d-e1-ft#https://mcusercontent.com/7f6fd612b4ae5387da518d520/images/9eeed8c1-807b-bde5-f3fc-26a81c065b46.png)
Menu de Lista
O menu de lista é uma opção para ter a interatividade do Menu de Botões mas com mais de 3 opções. O ponto negativo dele é que o cliente tem que clicar para conseguir visualizar as opções.
![](https://ci3.googleusercontent.com/proxy/obWrGNZ6M6vJWz00hWnHP-yEMmIZpfwzu0cneTrDSoOqqav9KNkqRek6njPZ-Kjz9nTg597l4VqPqDXl45VTnQCMGDchQyhGyGrZCwGHNp4REMa2nBa48eEbNg3mYJ1JRdV-qZ193a0zM4uluYXuWmHZKW0dCQ=s0-d-e1-ft#https://mcusercontent.com/7f6fd612b4ae5387da518d520/images/1e455ac3-deed-b15f-c748-24e3034bb29f.png)
Limitações do Menu de Botões
- Mensagem inicial de até 60 caracteres e cada opção pode conter até 20 caracteres de texto (Acentos contam como dois caracteres)
- Máximo de 10 Opções
2 – Adapte o menu às suas regras
Após criar o menu, acesse o painel dele e altere as configurações chave dele para deixar de acordo com a necessidade do seu negócio:
- Quantidade Máxima de Tentativas
- É a quantidade de vezes que o Menu vai deixar o usuário digitar uma opção inválida antes de usar a saída “Excedeu X tentativas”
- Timeout Máximo
- Tempo máximo em segundos para aguardar o usuário digitar uma opção antes de usar a saída “Timeout”
- Mensagem
- Mensagem que será informada ao usuário acima do menu
- Mensagem (Opção Inválida)
- Mensagem que o usuário irá receber caso digite uma opção inválida (é possível deixar em branco)
3 – Pense como seu cliente pensa
Muitas vezes o seu cliente não digita exatamente o que é esperado, por isso é bom estar à frente e se preparar para exceções. Aí entram as palavras-chave associadas a opções. Assim, o usuário pode digitar outros termos e o sistema consegue entender qual a opção desejada:
![](https://ci6.googleusercontent.com/proxy/6HWCAolxU2FwxFNJ7cGqeGxA6UXQgtxHICROqDaqCi8wCNwkcFy_hzpxK_3ixWY79jlZ0EBaSuc5tp3Q79-cf12-D071EksBL299uIQGHJm8TdXYm7cbVzbev4bLDv2FK9nZC0dAJY6pzQH5NAtYRRGMysTWSQ=s0-d-e1-ft#https://mcusercontent.com/7f6fd612b4ae5387da518d520/images/1a75c317-d6f8-6a3b-78c7-6f05e5b3787e.png)
🎁 Bonus : Use o nosso know-how
Nós aqui da Convert Company estamos sempre tentando melhorar nossos produtos a partir do que percebemos nos nossos clientes. Por isso já temos alguns menus pré-prontos para tratar opções como “Sim/Não” e o bloco “Você ainda está aí?” para ser usado em caso de timeout. Ao adicioná-los, eles trazem uma configuração padrão, mas podem ser alterados:
![](https://ci6.googleusercontent.com/proxy/auTpGWus3c2jc_FfQ8Q_tbXTseoCLHiQRL6KrFOKYVcIv4g9I9qSfkeUf_4LzOKxT3Z8Uly0GJIwasbWLIfjKUCF1_HWA9OLyHISEcMyfFB97AG5LnvkuvcuczEFciDSfHHpBQX4HClUIX-POP4uXdXWpfRZ0g=s0-d-e1-ft#https://mcusercontent.com/7f6fd612b4ae5387da518d520/images/d7827b32-1154-3a3b-e40a-974200d680c9.png)